como usar a ferramenta em SEO?

O Google Lookup Console é uma ferramenta que pode auxiliar bastante nas estratégias de Search engine optimisation e de Promoting de Conteúdo, a fim de que as páginas de um web page consigam alcançar todo o potencial que existe.

Por isso, se você trabalha com marketing and advertising digital ou administra um determinado web page, é necessário entender as especificidades e possibilidades que a plataforma pode entregar no dia a dia.

O que é Google Search Console?

O Google Lookup Console (GSC) é uma plataforma do Google que mostra como o mecanismo de busca enxerga um internet site, mostra dados de rastreamento, indexação, rankeamento e também erros, ajudando a entender como o Bot do Google rastreia seu web site.

Ele é gratuito e oferece acesso a diversos relatórios com várias segmentações para que a análise dos dados realmente faça sentido para cada realidade. 

É possível checar se as páginas de um site estão indexadas, ou seja, se elas fazem parte do índice do Google, e caso não estejam, é possível solicitar a indexação manualmente através do GSC.

O Google Look for Console também notifica o administrador do web site caso algum problema de segurança dentro daquele web page seja detectado e permite visualizar erros de rastreamento e problemas para indexação do conteúdo.

Como configurar o Google Search Console no seu web-site?

É preciso verificar a propriedade do site para ter acesso aos dados, para isso em geral basta seguir os passos abaixo:

Adicione sua URL a uma propriedade

Para usar os relatórios do GSC, é preciso acessar o serviço e logar com a sua conta do Google. Depois disso, você deve informar o internet site que pretende rastrear, o que exige acesso à estrutura interna da página que você quer usar.

É preciso adicionar um novo domínio manualmente, acessando o menu lateral no lado exceptional esquerdo e clicando em “Adicionar propriedade”. Após esses passos, aparecerá uma nova tela e é necessário optar entre “prefixo do URL” e “domínio”. No cenário do prefixo, o usuário irá apontar para algumas páginas, subdomínios ou diretórios específicos utilizando a URL exata. 

Já no caso de domínio, é preciso fazer a verificação de DNS, e o usuário insere o domínio do site para conseguir acessar ele e todas as páginas dos seus subdomínios.

Google Search Console: print screen com os passos para verificação da propriedade de domínio por meio de DNS

Verifique seu web site

Em ambos os casos é obrigatório ter um processo de validação da adição na plataforma e essa verificação pode levar algum tempo para ser concluída. Quando isso acontecer, finalmente você terá acesso ao Google Look for Console. 

Também é possível vincular a sua conta do Google Analytics na plataforma, conseguindo, então, integrar melhor os dados e obter insights consolidados.

Métricas disponíveis no Google Research Console

Os dados são fundamentais para que os profissionais de marketing digital saibam se a estratégia preestabelecida está surtindo os resultados esperados ou não. No GSC, existem alguns dados para entender melhor o comportamento dos usuários com o web site no tráfego orgânico.

Compreender esses dados é muito importante para conseguir inserir a ferramenta no seu dia a dia e colher todos os benefícios que ela pode trazer para um sitel.

Indexação

Para que um conteúdo apareça nos resultados de busca do Google, após a publicação, ele passa por três principais processos. 

O primeiro é o rastreamento, que é feito pelo Googlebot e basicamente trata do mapeamento de todas as URLs de um web site. O segundo processo é a indexação, no qual essas páginas encontradas são processadas e compiladas em um índice gigantesco, contendo tudo o que tem em cada página, arquivo de texto, imagens, tags html de títulos (h1, h2, h3), conteúdo textual, back links, vídeos e outros dados. E o terceiro é o rankeamento do web-site conforme cada palavra-chave contida no conteúdo da página

Então, a indexação é um processo important para que as páginas de um internet site sejam ranqueadas, caso um web-site tenha problema com a indexação, os resultados são impactados diretamente, já que sem os conteúdos aparecerem nas SERPs não tem como eles terem cliques, impressões, posicionamento ou tráfego.

O Google Look for Console permite monitorar o número de páginas que ainda não estão indexadas em um site e apresenta ferramentas para resolver o problema, em alguns casos.

Inspeção de URL

A inspeção de URL é uma ferramenta dentro do GSC, que torna possível o rastreamento de uma página específica, então se você notar, por exemplo, que um conteúdo não está indexado, é possível submetê-lo manualmente.

Para fazer isso, basta acessar a vista do Google Lookup Console em que o web site está e colocar a URL em questão na barra de busca na parte outstanding central da plataforma e dar um “enter”. Se  for o caso, poderá solicitar a indexação manual dela.

Relatório de desempenho

Já o relatório de desempenho permite que o analista de Search engine optimization veja como o tráfego advindo de pesquisas muda ao longo do tempo, como as posições do web page oscilam e quais são os termos mais buscados nos quais seu web page aparece.

Além disso, é possível visualizar a porcentagem de acessos vindos de dispositivos móveis, desktop e tablets, a fim de realizar otimizações na usabilidade para cada um deles, de acordo com o maior percentual.

Também podemos checar os números do Google Find, principalmente cliques, impressões e taxa de cliques.

Relatório de links

O relatório de hyperlinks do Google Lookup Console permite acompanhar qual domínio possui mais back links para o seu site, suas principais páginas linkadas, quais são as principais páginas do seu web page linkadas de um web page específico e qual texto de link leva ao web-site.

Nessa parte é onde você conseguirá controlar e atuar sobre a relevância que esses links podem ou não ter para o seu domínio. Caso verifique one-way links ruins, de internet sites de spam ou backlinks manipulados, o webmaster pode remover esses backlinks

Desempenho do website

O desempenho do web-site está dentro do relatório de desempenho e é onde podemos visualizar cliques, impressões, CTR média (taxa de cliques) e posicionamento médio do web site. 

Cliques

Os cliques são, basicamente, o número de vezes em que uma página de resultados da pesquisa do Google levou o usuário até o seu domínio. Ou seja, o usuário fez uma busca no Google, viu a página do web site e clicou para ver o conteúdo todo. Essa sucessão de acontecimentos gera um clique.

Impressões

Já as impressões se referem à quantidade de vezes que o seu conteúdo aparece nos resultados de busca para os usuários. Isso quer dizer que o comportamento é o seguinte: a pessoa faz a busca no Google e dá um scroll até encontrar uma página que ela julgue que irá responder suas dúvidas enquanto ela faz essa rolagem, é computado uma impressão para todos os web-sites que apareceram naquela busca. 

Brand, se o usuário visualizar somente a primeira página de resultados e o seu conteúdo estiver na segunda, não será contabilizada uma impressão. Por isso, a importância de manter os conteúdos de um web page nas primeiras posições do Google.

Linkando com a métrica anterior, também vemos que é basic que a meta title e a meta description estejam atraentes para chamar a atenção do leitor e, assim, fazer com que ele clique na página, ao invés de só visualizá-la na SERP.

CTR média

A CTR é a taxa de cliques e, falando de uma maneira bem simples, é a porcentagem de impressões que geraram um clique. Essa métrica é resultado da seguinte fórmula:

  Cliques

CTR =     ____________  x 100

  Impressões

Se uma linha de dados não tiver impressões contabilizadas, a CTR será exibida com um traço, porque a divisão seria feita por zero. 

Então, quando falamos de CTR média nos referimos à média da taxa de cliques de todos os conteúdos de um domínio. Fácil, né?

Posição média

A posição média segue a linha de raciocínio que acabamos de explicar, pois trata-se da média de posicionamento de todos os conteúdos do web-site. Ou seja, se um conteúdo de um determinado website tiver na 2° posição, o outro na 14° e o seguinte na 8° posição, isso quer dizer que a posição média seria 8 (cálculo: 2 + 14 + 8 / 3 =  8).

Como vimos anteriormente, é muito importante estar na primeira posição do Google, já que normalmente os usuários não chegam até a segunda página de resultados e isso faz com que suas métricas orgânicas não evoluam.

Implementar estratégias de Web optimization e otimização de advertising and marketing de conteúdo podem fazer com que seus conteúdos cheguem nas primeiras posições do Google.

Como usar o Google Search Console para melhorar o Seo

As métricas de desempenho que exploramos anteriormente são vitais para entender se as ações realizadas pela equipe de Seo estão tendo sucesso. Por exemplo, se os títulos e as meta descrições das páginas estão atrativos o suficiente, a taxa de cliques estará saudável.

Mas se o seu site estiver imprimindo muito e tendo poucos cliques, é sinal de que as pessoas estão vendo o conteúdo na SERP, mas não estão interessadas em clicar e ler mais sobre. Então, podemos realizar otimizações nesse sentido.

Otimizar páginas somente para o buscador ranquear bem não faz sentido, é preciso entregar uma boa experiência para os possíveis clientes, para iniciar um relacionamento bom entre a sua marca e eles.

Um relatório que ajuda bastante o trabalho de Search engine optimization é o de desempenho, facilitando o acompanhamento de rankeamento de palavras-chave e a identificação de novas oportunidades de abordagem de uma search term.

O tráfego orgânico gera os melhores resultados a médio e longo prazo, te ajuda a construir um relacionamento com seu público, solucionando suas dúvidas e entregando conteúdos orientado para o funil de busca, fazendo-os progredir no funil de conversão. 

Ele contribui na redução de custos da estratégia de marketing electronic e os resultados são perenes, gerando resultados que duram meses ou até mesmo anos.

O Google Look for Console pode auxiliar seus resultados a crescerem muito

A ferramenta GSC auxilia os profissionais de Search engine optimisation e conteúdo a saberem para onde mandar seus esforços: otimização de title e meta description? Otimização de backlinks? Indexação handbook? Rejeitar um backlink que não faça sentido? and so on.

As possibilidades são infinitas para quem utiliza a plataforma e sabe para que usar cada um dos relatórios, então caso não tenha um profissional especializado nessas estratégias, saiba que é possível contratar uma consultoria de Website positioning para fazer com que seus resultados decolem.
Acesse o  artigo: “Como construir a audiência on line da sua empresa?” para se aprofundar mais nesse mundo digital.

You May Also Like

About the Author: AKDSEO